Correntes de Transmissão e Transporte

A utilização de CORRENTES DE TRANSMISSÃO é a forma mais comum de transmissão de potência, aplicável desde a simples bicicleta ao mais potente equipamento industrial ou agrícola bem como para movimentação de cargas.

Como regra, deverá usar-se a menor medida de passo de corrente simples, pois daí resultará normalmente, uma transmissão mais económica. No entanto, muitas aplicações em que se requer maior velocidade, menor ruido, maior suavidade de funcionamento, ou por falta de espaço, será preferível a utilização de corrente múltipla, de passo inferior.

A transmissão por corrente é eficaz tanto em altas como em baixas velocidades de rotação, tem baixo ruído, alto rendimento e longevidade.

A velocidade de transmissão é uniforme desde que o número de dentes do carreto motor seja superior a 19.

Se possível, deverão ser utilizados carretos com número ímpar de dentes, preferencialmente números primos (*) .
 

As correntes WIPPERMANN, WITRA e DUNLOP são fabricadas com materiais da melhor qualidade, tratadas termicamente e com tolerâncias rigorosas. Disponíveis nas medidas da norma ISO Europeia e da norma ASA Americana, numa vasta gama de opções, quer em termos de materiais de construção, quer de acabamento de superfície, quer de formas especiais para aplicações específicas como a indústria alimentar e farmacêutica, ou correntes sem manutenção.

Os TENSORES DUNLOP e WIPPERMANN reduzem a necessidade de intervenção para ajuste das correntes. Ajudam a prolongar a vida das correntes e equipamentos pois reduzem o risco de intermitência de carga por ajuste constante da tensão das correntes. Estão disponíveis tensores de carga baixa, média e forte.