Rolamentos

O ROLAMENTO é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes, com atrito reduzido.

A TIMKEN é líder em todos os tipos de rolamentos e em chumaceiras de rolamentos, conjuntos de rolamentos integrados, conjuntos de precisão e rolamentos aeroespaciais aprovados pelo Federal Aviation Authority dos USA e da EASA na Europa.

Para a correta seleção de um rolamento deve-se considerar a dimensão e direção da carga, verificando as cargas radial, axial e combinada; Deve também conhecer-se a temperatura de trabalho e por consequência a folga do rolamento para não aumentar o atrito com a temperatura.

Os principais tipos de rolamentos TIMKEN utilizados no mercado são:

Os rolamentos de rolos cilíndricos da Timken são projetados para operar com altas cargas radiais em resultado da evolução do seu desenho, como é o caso dos perfis de rolos, pistas de rolamento e geometria de contacto. Disponíveis em configurações de uma, duas ou quatro pistas.

Os rolamentos de rígidos de esferas são desenhados com uma ou duas pistas e são os de maior utilização mundial. Toleram velocidades relativamente altas sob diversas condições de carga e são também relativamente económicos.

Os rolamentos de esferas de contacto angular são projetados para combinar cargas radiais e axiais em simultâneo e são muito usados na agricultura, setor químico e indústrias em geral.

Os rolamentos de esferas de precisão são projetados para atender às mais rigorosas exigências da aplicação e são fabricados atendendo às tolerâncias ABEC-7 e ABEC-9. Neles se incluem rolamentos miniaturas e de instrumentos de seção fina e fusos de esferas.

Os rolamentos autocompensadores da Timken são ideais para cargas pesadas e ambientes operacionais adversos. A Timken oferece uma variedade de tipos de rolamentos autocompensadores, incluindo com porta-rolos de aço, bronze.

Os rolamentos axiais de esferas são fabricados com apoio simples e duplo. Ambos os desenhos conseguem suportar elevadas cargas axiais, não podendo, no entanto, ser submetidas às radiais. Estes rolamentos são separáveis, característica que permite simplificar a montagem, uma vez que os componentes podem ser montados individualmente.

Os rolamentos axiais de rolos cilíndricos são utilizados quando a capacidade de carga dos rolamentos axiais de esferas é insuficiente para a aplicação em causa. Possuem grande capacidade para suportar elevados esforços axiais (actuando apenas num sentido), tendo ainda a característica de serem insensíveis a choques. Contudo, também não têm aptidão para suportar esforços radiais.

À semelhança dos rolamentos referidos no ponto anterior, também estes têm capacidade para suportar elevadas cargas axiais e resistir a choques.

São de apoio simples, facto que lhes permite suportar apenas cargas axiais actuando num só sentido.

A Timken oferece a mais ampla linha de rolamentos de rolos cónicos disponível no mundo em polegadas e em métrico.

Os conjuntos de rolamentos de precisão da Timken são unidades de alto desempenho, projetados para as tolerâncias críticas exigidas nas aplicações de máquinas-ferramenta, saúde e aeroespacial.

P900: Os rolamentos P900 da Timken são rolamentos de rolos cónicos que contam com geometria avançada e acabamentos especiais nos rolos, capas e cones, resultando no aumento do rendimento, da eficiência e da durabilidade.

DURASPEXX e DURASPEXX POTÊNCIA NOMINAL: Ideais em aplicações de mineração, laminadores, aeroespaciais e geração de energia, os rolamentos Timken® DuraSpexx® apresentam materiais e acabamentos superficiais melhorados para prolongar a vida útil do Rolamento.

AQUASPEXX: Os rolamentos Timken® AquaSpexx® apresentam um revestimento de liga de zinco que combate a corrosão por água comumente encontrada em laminadores e em outros ambientes de operação difícil.

RESISTENTES A DESGASTE: Os rolamentos resistentes a desgaste são projetados para reduzir problemas de desgaste que limitam a vida útil, incluindo microfissuras nos rolamentos autocompensadores, espalhamento e descamação de partículas em rolamentos de caixa de transmissão das turbinas eólicas.

TDC (Cromo Duro): Os rolamentos TDC da Timken (Cromo Duro) são especialmente projetados para oferecer desempenho superior em ambientes com elevado índice de corrosão, têm um revestimento projetado para aumentar a resistência e dureza das superfícies dos rolamentos.

RESISTENTES A RESÍDUOS: Os rolamentos Timken® são produzidos para resistir à contaminação por resíduos, através de uma exclusiva ferramenta de engenharia que determina a solução adequada para resistir aos resíduos presentes nas condições de operação da sua indústria.

BAIXO TORQUE: Os rolamentos de baixo torque da Timken reduzem vibração, resultando em redução de ruído. O projeto apresenta também uma redução de peso de 10 a 15% comparado com os rolamentos tradicionais da Timken.

Ainda que baseados em configurações padrão, os rolamentos aeroespaciais são projetados para atender aos requisitos exclusivos do setor aeroespacial. A maior parte dos rolamentos aeroespaciais da Timken é feita a partir de aço 52100 ou VIM-VAR M-50 fundido em forno a arco elétrico sob vácuo e são fabricados de acordo com as tolerâncias ABEC/RBEC 5 e com porta-esferas de alta resistência.

Um rolamento de agulha é um tipo de rolamento que apresenta elementos de rolos que são mais finos do que os tradicionais rolamentos. Devido aos seus diâmetros consideravelmente menores, o rolamento de agulhas é idealmente adequado para aplicações em que a redução de altura de rolamento é necessária. Não obstante, os diâmetros pequenos dos rolamentos de agulha oferecem ao dispositivo boa capacidade de carga, sendo que estes produtos servem em grandes números em motores de automóveis automotivos, além de aplicações de precisão.

Rolamentos de agulha estão disponíveis numa ampla gama de projetos, incluindo rolamentos selados ou abertos. Rolamentos de agulhas do tipo axial também são bastante comuns e há também variedades de rolamentos de contacto angular que combinam rolos de agulhas e elementos de rolamento de esferas.

Da construção civil às minas, da construção de pontes ao trem de aterragem do Space Shuttle, as ROTULAS TIMKEN tem sido um componente crucial em muitas aplicações industriais nos últimos 75 anos, maximizando a performance de vários equipamentos.