O contributo da Dunbelt com a indústria nacional vai para além do fornecimento de componentes e assume, cada vez mais, a integração de serviços de consultadoria técnica e um compromisso claro com a engenharia do futuro.
É nesse sentido que contruímos pontes com as nossas universidades, damos o nosso contributo e ajudamos a construir. Muito nos podemos orgulhar das nossas instituições de ensino, de norte a sul do país.
Hoje, queremos falar-vos do Técnico Fuel Cell (TFC), um núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST). Uma organização sem fins lucrativos, que consiste na primeira equipa em Portugal a desenvolver protótipos citadinos movidos a hidrogénio, para competir a nível internacional.
Desde o início, o TFC tem desenvolvido protótipos altamente eficientes, participando em competições internacionais de prestígio, tais como a Shell Eco-marathon, proporcionando aos seus membros conhecimento prático e criando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro.
Em março de 2024, foi apresentado o primeiro protótipo, o TFC01, que competiu na Shell Eco-marathon, em Nogaro, França.
Em setembro de 2025, os dois veículos foram apresentados oficialmente no Rollout 2025, no Salão Nobre do IST: O TFC02, com monocoque em fibra de carbono; e o TFCamões, agora totalmente autónomo.
José Barreira, Líder do Departamento de Operações do Técnico Fuel Cell (TFC) fala-nos dos protótipos desenvolvidos e apresentados no evento Rollout do Técnico Fuel Cell no vídeo que se segue:
Dunbelt e o Técnico Fuel Cell
A Dunbelt desde há muito que apoia este projeto. Mário Lopes, CEO da Dunbelt, fala-nos da importância da investigação e desenvolvimento em engenharia e da importância de apoiar iniciativas como a TCF no vídeo que se segue: