...

Correias e Polias: Eficiência e Longevidade. Saiba como escolher.

Correias e Polias: Eficiência e Longevidade. Saiba como escolher.

No contexto operacional, a escolha da correia certa é essencial para garantir um desempenho otimizado. Este é o primeiro passo a ter em conta na maximização na vida útil e eficiência do sistema de transmissão, aliado à sua correta manutenção (em conjunto com a manutenção das polias).

Com a correia adequada, é possível melhorar a fiabilidade operacional, tornar os processos produtivos mais eficientes e atingir um custo-benefício superior. Assim, para alcançar maior durabilidade e uma redução nas paragens (e avarias), é tão necessário ter em conta a qualidade de fabrico da correia, como conhecer e respeitar de forma criteriosa os requisitos específicos de cada aplicação.

Apresentamos alguns passos essenciais que podem otimizar significativamente o seu processo de produção, assegurando uma operação eficiente.

Compreender as Necessidades Operacionais

Para garantir o funcionamento ideal de qualquer sistema de transmissão por correias, é essencial considerar:

  • Operação: A potência corrigida (em kW ou HP) que a correia deve suportar na operação, em conjunto com o binário ser constante ou variável, o ciclo de carga e o nível de precisão necessário para o movimento.
  • Polias: O diâmetro das polias, a distância entre eixos e o número de gornes, para além da verificação de que as polias estão alinhadas, limpas e sem sinais de desgaste.
  • Ambiente de Operação: Na escolha dos materiais adequados devem ser considerados fatores como temperatura de trabalho, poeira, humidade e exposição a químicos, já que podem influenciar o desempenho e a durabilidade da correia.

Tipos de Correia

Na Dunbelt, temos à sua disposição uma ampla gama de correias, de acordo com as diferentes exigências industriais:

  • Correias Trapezoidais Lisas: Versáteis e eficientes, oferecem elevada aderência, tolerância ao desalinhamento e baixa manutenção. Indicadas para aplicações com velocidades e potências moderadas.
  • Correias Trapezoidais Dentadas: Concebidas para transmissões de elevada potência, permitem o uso de polias de menor diâmetro quando comparadas com as trapezoidais lisas.
  • Correias Trapezoidais Múltiplas/Em Banda: Proporcionam uma distribuição equilibrada do esforço, maior rigidez lateral e melhor absorção de vibrações, sendo ideais para grandes sistemas de transmissão com picos elevados de velocidade.
  • Correias Poly-V: De pistas estriadas, são perfeitas para sistemas compactos que exigem elevada potência em espaços reduzidos. Destacam-se pela flexibilidade e pelo funcionamento silencioso.
  • Correias Timing/Síncronas: Garantem máxima precisão de movimento, mesmo em aplicações com elevadas cargas ou funcionamento intermitente. São ideais para sistemas de transmissão e transporte.
  • Correias Planas: Recomendadas para aplicações de alta velocidade com baixo binário, onde a precisão não é um fator crítico.

A Parceria Especializada da Dunbelt

Através da estreita colaboração com os nossos clientes e fornecedores, da nossa experiência de mais de 20 anos no Mercado Nacional, assumimos ativamente um papel de consultoria técnica e estratégica que visa proporcionar ao nosso cliente a melhor solução para o seu desafio. Isto permite-nos analisar cada desafio de engenharia e apresentar soluções à medida das necessidades únicas de cada cliente, mantendo o nosso compromisso em assegurar a melhor performance e durabilidade dos seus equipamentos e os melhores resultados para as suas indústrias.

Na Dunbelt, fazemos o seu negócio avançar

Até breve!

Partilhar