Renold, líder incontestável na produção de correntes de transmissão, confia na Dunbelt como seu representante em Portugal.
“Poucos se apercebem de quão extensa é a influência das invenções do Sr Renold na vida civil e industrial em todo o mundo.”
Esta é uma afirmação pública do Institution of Mechanical Engineers, que vem reforçar como algumas personalidades da nossa história, podem, realmente, impactar o desenvolvimento humano.
A história da Renold tem as suas origens em 1864, quando James Slater, de Bolton, cidade a 30 kms de Manchester na Inglaterra, registou uma patente para “melhorias em correntes dentadas para operar rodas dentadas ou de correntes”. A inovação de Slater consistiu na adição de rolos às correntes de transmissão, que até então eram compostas apenas por placas e pinos. Esta modificação melhorou significativamente o desempenho das correntes, mas ainda subsistia o problema do desgaste rápido das correntes, algo que Slater não conseguiu resolver.
Em 1873, aos 21 anos, Hans Renold, um industrial suíço mudou-se para Manchester onde viria a comprar o negócio de fabrico de correntes têxteis de James Slater, dando origem à Hans Renold Co., que é, portanto, a empresa de correntes de transmissão mais antiga ainda existente no mundo.
Assim, em 1880, Renold revolucionou o design ao acrescentar o casquilho sólido (bush) aos elos internos da corrente. Com esta adição, o pino passou a rodar sobre o casquilho, e o rolo girava sobre o casquilho, o que aumentou consideravelmente a resistência ao desgaste e a robustez da corrente, e é o modelo de corrente de rolos moderna que ainda hoje é utilizado.
Além destas inovações mecânicas, Renold fez avanços significativos nos processos de fabrico. Em 1889, a empresa desenvolveu uma máquina para perfurar placas de correntes e, em 1895, projetou uma máquina para a produção de rebites rotativos nos pinos de rolamento. Ao longo da década de 1890, a empresa introduziu processos de polimento a seco e a húmido para componentes de correntes, garantindo melhor acabamento e desempenho dos materiais.
A Renold patenteou também, em 1895, a corrente de dentes invertidos, conhecida como corrente silenciosa, que foi um avanço importante na redução de ruído em sistemas de transmissão, por exemplo dos automóveis.
Adicionalmente, em 1896, a empresa introduziu a prática muito “progressista” à época, de uma semana de trabalho de 48 horas, reduzindo a carga horária dos seus trabalhadores, enquanto desenvolvia uma máquina para testar a resistência das correntes.
Estas inovações colocaram a Renold na vanguarda da engenharia de transmissão de potência, transformando-a numa referência global no setor e confirmando a visão e o génio de Renold como um dos pioneiros da engenharia mecânica.
Concluímos estes factos com o orgulho de dizer que a Renold, líder incontestável na produção de correntes de transmissão, confia na Dunbelt como seu representante em Portugal.
Ficamos agora, ainda melhor preparados para continuarmos a ser uma referência de excelência no setor de manutenção industrial.
Trabalhamos de forma contínua ao longo de mais de 20 anos, para fazer chegar à nossa Indústria o que de melhor há no mundo sempre com o objetivo de contribuir para a sua sustentabilidade e sucesso empresariais. Este é mais um passo na prossecução deste nosso caminho, um dos que nos enche de orgulho!